quinta-feira, 19 de março de 2009

“Sabia que os E.U.A. mantêm na Europa 480 bombas nucleares prontas a serem usadas a qualquer momento?” - Escrito em 2006-10-17 19:32:49

As bombas nucleares lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente, determinaram mais do que o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, elas inauguraram a era do Nuclear e o Big Boom cientifico.

“É muito mais fácil construir uma bomba nuclear do que um reactor para geração de electricidade”

As bombas provocaram uma corrida ao nuclear que envolveu quase todas as nações; mesmo países de menor expressão científica criaram suas Comissões Nacionais de Energia Nuclear, buscando conhecer e disciplinar o uso das técnicas advindas das actividades relacionadas com a área nuclear. Os mais desenvolvidos criaram programas para o uso pacífico dessa nova forma de energia, porém, sempre com um programa militar paralelo. Foi no período “pós-bomba” que teve início o desenvolvimento dos primeiros reactores nucleares de potência para a geração de energia eléctrica.
Refira-se que é muito mais fácil construir uma bomba nuclear do que um reactor para geração de electricidade.

“Sabia que os E.U.A. mantêm na Europa 480 bombas nucleares prontas a serem usadas a qualquer momento?”

A recente crise nuclear desencadeada pela Coreia do Norte mais não é do que trazer de volta à mente humana um problema antigo, apocalíptico, que diz respeito a todo o Planeta. É grave a península norte-coreana possuir armamento atómico. Mas o perigo não se reduz a este pais do extremo oriente: são quase meia centena de países que possuem ou têm capacidade para produzir bombas atómicas; e alguns estão em conflito militar com outros ou representam uma ameaça à estabilidade mundial, como é o caso do Irão, Israel, Índia, Paquistão, E.U.A., entre outros. Lembre-se que os únicos em toda a história conhecida da humanidade que ceifaram milhares de vidas com armamento nuclear foram os Estados Unidos da América. E que ainda hoje possuem mais de 10 mil bombas atómicas. A propósito, sabia que os E.U.A. mantêm na Europa 480 bombas nucleares, espalhadas pelo Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Turquia, prontas a serem usadas a qualquer momento?

“Podemos imaginar o que aconteceria se uma bomba atómica chegasse às mãos de um terrorista”
Está fresca na memória o acidente nuclear de Chernobyl em 26 de Abril de 1986, que provocou milhares de vitimas e lançou uma nuvem de radioactividade atingindo a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Podemos imaginar o que aconteceria se uma bomba atómica chegasse às mãos de um terrorista, mas pouca gente sonha como é fácil obter informações para a construção de uma. A informação está quase toda disponível, para quem quiser: a Internet, filha da guerra fria, concebida pelos militares Americanos em meados dos anos 60 e a World Wide Web (WWW), criada por físicos nucleares em 1989/90 com o objectivo de trocar dados e resultados de pesquisa, a longa distância, de forma rápida e segura.

Penso que não há dúvidas: Paga-se um preço Bíblico pelo uso do nuclear!

Sem comentários:

Enviar um comentário