quinta-feira, 19 de março de 2009

Analogia - Escrito em 2006-10-05 15:04:09

A humanidade espalhou-se pelo planeta durante o mais recente período da era quaternária, principalmente após a última glaciação. Quanto ao impacto na natureza, o homem distingue-se dos animais pela sua capacidade de alterar o espaço à sua volta. O mundo, tal como o conhecemos hoje, é o resultado de milhares de anos de evolução do pensamento do Homo sapiens sapiens. As alterações do clima são acontecimentos naturais que ocorrem desde sempre. Contudo, durante o último século, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento.
O aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, tem sido apontado como uma das principais causas destas alterações, que terão impactos directos negativos sobre os ecossistemas terrestres, nos diversos sectores socio-económicos mundiais, na saúde pública e na qualidade de vida das pessoas em geral. “A grande maioria dos cientistas acredita que estas alterações climáticas são causadas pela poluição humana… mas há quem discorde” Uma série de explosões solares está a afectar a Terra. De acordo com a Agência Espacial Norte-americana (Nasa), o campo magnético da Terra é atingido regularmente, e com maior incidência nestes últimos anos, pelo aumento de radiação causado pelas tempestades solares, o que afecta a operação de satélites, redes de energia de alta tensão, as telecomunicações e… o clima.Al Gore diz: "Todos nós já tomamos conhecimento de experiências surpreendentes, (…) seja a nova frequência de dias em que a temperatura ultrapassa os 38 graus centígrados, seja a nova rapidez com que o Sol queima a nossa pele."Hoje, após algumas décadas de pesquisa, os cientistas estão a chegar à conclusão de que "algo muito, muito diferente está a ocorrer com o Sol” e que este será na realidade o causador das alterações climáticas e o grande responsável pelos buracos na camada de ozono.Actualmente existe a suspeita de que as alterações consideradas "normais" na velocidade de rotação da Terra sejam também decorrência da actividade solar alterada. A Terra está a tremer continuamente, o que provoca uma alteração de alguns milissegundos na duração do dia. Parece pouco? Um espanto na opinião de muitos cientistas, quando se considera que a massa do planeta é de 6 sextilhões de toneladas….
“Parte da Terra vai ser um deserto”
Segundo a previsão de um relatório de peritos encomendado pelo gabinete de Meteorologia do Reino Unido, divulgado esta semana, o aquecimento global fará com que um terço da terra seja um deserto em 2100…. Independente das causas, o certo é que as alterações climáticas já matam milhares todos os anos e, segundo os cientistas, o pior ainda está para vir… e esta mesmo aí… ao virar da esquina. Vamos continuar a fugir da realidade? E vamos para onde?

Sem comentários:

Enviar um comentário