quinta-feira, 19 de março de 2009

“…arrependeram-se da mudança do regime e afinal Salazar é que tinha razão…” - Escrito em 2007-04-26 18:24:56

Comemorou-se esta semana o 25 de Abril, o Dia da Liberdade, mas sem pompa nem circunstância. Aliás, tem-se verificado nestes últimos anos pouca vontade de o fazer, tanto por parte da classe politica como pela população em geral. E porquê?
O Presidente da República veio a público dizer que as comemorações na Assembleia da República não fazem mais sentido, pelo menos no formato actual, e que é preciso informar os jovens sobre o verdadeiro significado do 25 de Abril.
Concordo plenamente! A recente nomeação de António Salazar como o melhor português de sempre veio confirmar que é necessário uma maior intervenção sobre a matéria. Ou então, mudar o regime outra vez. Chocado? Vamos raciocinar sobre o assunto:
Durante mais de 50 anos, Portugal viveu numa “Ditadura Salazarista”, até que em 1974 um movimento militar com apoio popular derrubou o regime. Não sei como era a vida antes de 74, não era nascido, mas pelo que me contam e o que passa na comunicação social, era um regime autoritário, que perseguia pessoas cujas orientações políticas não fossem as mesmas que as do regime, não havia liberdade de expressão, a economia era má, enfim, um quadro negro.
Aquando da Revolução dos Cravos, o país saiu à rua para comemorar o derrube de uma política que não agradava aos portugueses e cujo responsável tinha sido Salazar – apesar de já não governar o país desde 1968, mantinha-se a mesma linha política iniciada por ele em 1933.
Ora, baseado nestes factos, sempre pensei que se haveria alguém de quem não se devia gostar seria de António Oliveira Salazar e consequentemente o seu regime ditatorial. Então como foi possível votarem nele para o melhor português de sempre?
Bem, leva-me à seguinte conclusão:
Os jovens, como não viveram naqueles tempos, desconhecem quem é Salazar ou então, como eu, o que sabem é o que passa na comunicação social; foi um Ditador, que fez muito mal à população, e daí a Revolução do 25 de Abril para acabar com o regime por ele criado e mantido durante meio século. Assim sendo, não foram os jovens que votaram no Salazar.


Se não foram os jovens que votaram em Salazar, então, logicamente, foram os mais velhos. Os que viveram nos tempos da ditadura…


Os que viveram nos tempos da ditadura???? Espera aí!! Os mais velhos que viveram na Ditadura e depois de 1974 na Democracia, arrependeram-se da mudança do regime e afinal Salazar é que tinha razão… ou a história está mal contada?


Continuamos a aguardar que D. Sebastião regresse numa manhã de nevoeiro…

Sem comentários:

Enviar um comentário