quinta-feira, 19 de março de 2009

“Olha para o que eu digo, não faças o que eu faço” - Escrito em 2007-03-27 13:43:48

O Cardeal Tarcisio Bertone, número dois do Vaticano, anunciou recentemente que o Papa Bento XVI vai oferecer a todos os empregados do Vaticano um bónus de 500 euros, por ocasião do seu 80.º aniversário, que se celebra a 16 de Abril, dia que será excepcionalmente feriado para se comemorar a data. As festividades continuam e terão o seu apogeu no dia 19 de Abril, data em que se comemoram dois anos do seu pontificado.
Em 2005, os empregados do Vaticano, mais de mil, receberam dois bónus: 500 euros a cada um, devido à eleição do Cardeal Joseph Ratzinger para o posto de Sumo Pontífice, e mil euros a cada um, atribuídos durante a vacatura do cargo de Papa, entre a morte de João Paulo II e a eleição do seu sucessor.
Alegria, júbilo e vivas ao Papa! Estes devem ser sentimentos comuns entre os funcionários do Vaticano. Claro que a mesma sensação de satisfação seria sentida por qualquer funcionário de uma empresa, se recebesse 500 euros porque o Patrão está de aniversário (VIVA O CHEFE, É O MELHOR PATRÃO DO MUNDO!). Completava-se a alegria se esse dia fosse feriado para os mesmos. Devo confessar que eu mesmo daria alguns saltos de felicidade se tal acontecesse comigo.
Mas vejamos o seguinte: não diz a religião católica que devemos ter uma vida desapegada dos bens materiais? Amor, compaixão, ajuda aos mais necessitados: não são estas as bases do Cristianismo? Não é o Papa o mais alto representante desta filosofia milenar?
Desde há muito que o Vaticano apela aos países mais ricos para ajudarem os milhões de seres humanos que morrem de fome um pouco por todo o planeta… e então? Não devia o Vaticano dar o exemplo? A não ser que tenha sido aprovada uma nova “máxima”: “olha para o que eu digo, não faças o que eu faço!”
Feitas as contas, e não contabilizando os custos das festividades, em menos de dois anos, o Vaticano deu aos seus funcionários DOIS MILHÕES DE EUROS EM BÓNUS.
Vossa Santidade, Papa Bento XVI: com este dinheiro, quantos milhares de crianças seriam salvas de morrer à fome?
Que Deus as ajude…

Sem comentários:

Enviar um comentário