quinta-feira, 26 de março de 2009

não seria melhor "distribuir canas de pesca em vez de dar o peixe"?

Durante décadas a comunidade internacional enviou milhões em dinheiro para Africa. Lembro-me inclusivé de uma acção espectacular nos anos 80 do sec.xx: a música "USA For Africa" correu o mundo inteiro e ainda hoje emociona quem a ouve. Os melhores artistas/cantores juntaram-se e lançaram uma das maiores campanhas de sempre de ajuda a um continente! Foi algo impressionante!
Muito dinheiro foi angariado para Africa, mas resultou? Melhorou algo? Não! infelizmente... o continente está pior. Mas porque está pior? com tanto dinheiro angariado... com tantas ajudas. Pode-se especular: talvez o dinheiro não lá tenha chegado todo, tendo sido "desviado" por alguns... algo comum, infelizmente, no mundo corrupto em que vivemos, como se prova com esta crise que atravessamos...; Sendo um continente riquissimo em recursos naturais talvez alguns "poderosos" não queiram o seu desenvolvimento para, na sua ganancia, exercerem o seu dominio e o explorarem com a mão de obra barata (ou mesmo escrava) escapando a qualquer controlo financeiro por parte de qualquer entidade; Pode-se dizer que é um continente imenso com milhões de pessoas e o dinheiro e os programas de ajuda não foram bem aplicados ou não foram o suficiente...
Seja por que for, o certo é que falhou!
Mas o que me preocupa, e muito, é que agora quem precisa de ajuda é o mundo inteiro!!!
E a solução que os governos estão a aplicar é a mesma... "vamos enviar dinheiro!!!"
É estranho comparar a forma como se "ajudou" Africa à forma como estão a tentar resolver esta crise mundial... mas analogamente vai dar ao mesmo. E o resultado, como se vê, é identico!
Digo eu, não seria melhor "distribuir canas de pesca em vez de dar o peixe"?

Sem comentários:

Enviar um comentário