quinta-feira, 19 de março de 2009

Analogia - Escrito em 2005-03-02 17:33:32

O Planeta está a atravessar por estranhas manifestações da natureza. É evidente o desequilíbrio: temperaturas exageradamente baixas no Inverno e o inverso no verão. Tempestades bíblicas, terramotos que chegam a mexer com a rotação da terra – como o da Ásia em Dezembro de 2004. Nunca na história recente se viu semelhante. Diz-se que estas alterações climáticas são provocadas pela poluição humana! Mas... será? Em poucos anos – talvez pouco mais de 30 – todo o clima no planeta mudou! Não foi muito rápido? Um ecossistema com milhões de anos alterado pelo homem em apenas 100/150 anos de poluição? Será que este planeta não se aguentava mais tempo?
O século 20 ficou marcado pelos grandes genocídios, guerras, divisões territoriais e a deslocação de milhares de refugiados, expatriados: Foi a primeira guerra mundial com diversas atrocidades – algumas mais conhecidas do que outras; como foi o caso do da Arménia em que morreram milhares de homens, mulheres e crianças. Curiosamente esta matança não foi por causa dos combates directos da guerra "louca e irresponsável" que só serviu interesses de alguns poderosos. Podemos também referir a 2º guerra mundial com histórias dramáticas, impressionantes, dignas do "Inferno" de Dante. Mas muitas outras guerras, revoluções e extermínios aconteceram por todo o planeta – Africa, Ásia, América do Sul, Europa e até mesmo no esquecido Tibete. Este Século foi o mais violento de que há memoria! mesmo recordando os terríveis relatos da idade média europeia não encontramos algo que se compare. O pior é que apesar de virarmos o milénio, nada mudou! Continuam os conflitos: Médio Oriente com a morte de milhares; na África o extermínio está imparável; e o clima de tensão permanente entre muitos países, com as questões nucleares na ordem do dia, o terrorismo e as suas consequências…
O mundo, chamado "civilizado" vive "bem" – como nunca! Alimentos, conforto, qualidade de vida, tecnologia. De tal maneira "bem" que faz com que as pessoas pensem que já não necessitam de ninguém para viver... são cada vez mais individualistas, levando a uma grande falta de moral, princípios, educação. Predomina a hipocrisia e o materialismo, o "deus Dinheiro/Poder", ao extremo, e as suas respectivas consequências. Uma das principais causas de morte do homem desta "civilização" é a falha do sistema cardiovascular, devido aos excessos alimentares, falta de exercício… Por outro lado, o mundo chamado de "terceiro" – a maior parte do planeta – vive em condições miseráveis. Milhares de seres humanos morrem neste momento, de fome e sede, de falta de condições de higiene e assistência médica – o "básico" para viver não existe nestas regiões! Há aqui um verdadeiro desequilíbrio, uma contradição, um antagonismo terrível: de um lado morre-se por excesso, do outro por falta. E cada dia que passa é pior!
Falta um "cavaleiro"!
Recentemente aumentou a preocupação da classe médico-cientifica sobre uma possível pandemia ao nível mundial que pode levar à morte de MILHÕES de pessoas. O medo concentra-se na já conhecida "gripe das aves" e a sua propagação aos seres humanos. Mas não é a única "dor de cabeça"! Sida, dengue, ébola, entre outros vírus, ameaçam, silenciosamente e também como "ladrões", a raça humana!
Serão estes os quatro cavaleiros revelados por João na mais conhecida história do planeta?

R.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário